Pacto PCI de Barra do Garças cria estrutura de gestão e apresenta modelos de investimento para a região

Os signatários do Pacto Regional PCI de Barra do Garças deram um passo importante na estruturação de sua governança. No mês de abril foi aprovado o Regimento Interno que estabelece processos e procedimentos necessários ao funcionamento e administração do Conselho Gestor – cujos membros também foram eleitos durante a reunião online.

O Conselho Gestor é um órgão colegiado com competência deliberativa e de assessoramento ao processo de implementação das metas previstas no Pacto PCI.

Confira a composição do Conselho Gestor, cuja gestão será de dois anos (2021 a 2023):

Presidente – José Bispo - SEDER

Vice-Presidente - Eduardo Bueno de Queiroz Baroni - Sindicato Rural

1ª Secretária Executiva - Jéssika Hirata – SECTUR

2ª Secretária Executiva - Fernanda da Silva – SEDER

Durante a reunião também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal e os coordenadores e assessores técnicos dos eixos Produzir, Conservar e Incluir.

“O Pacto PCI de Barra do Garças tem trilhado um caminho sólido desde o seu lançamento em 2019. Já foi formalizado como política pública, através de lei municipal e, agora, definiu sua estrutura de gestão. Isso demonstra maturidade dos membros signatários e transmite credibilidade para atrair mais investimento”, ressalta Nathália Monéa, gerente sênior da IDH Brasil.

No final de abril, TNC e IDH, apresentaram ao Conselho Gestor do Pacto, já em sua nova formação, os resultados de uma análise financeira que levantou todas as necessidades de investimento e fontes de recursos para implementar as metas do Pacto. A análise, realizada por especialistas, ainda sugere caminhos e formatos para endereçar parte dessa demanda por investimentos e vai subsidiar um plano de captação e prospecção, articulado entre os atores locais, o Instituto PCI, IDH e TNC.