Pacto PCI Vale do Juruena apresenta resultados de gestão e apoio ao pequeno produtor
Na 5ª reunião do ano dos membros do Comitê Gestor do Pacto PCI de Juruena, realizada no final de junho, foram apresentados avanços em dois temas principais que vinham sendo discutidos para a implementação das metas. O primeiro foi a apresentação do recém-contratado secretário executivo, Antonio Claudio L. Horta Barbosa, que compartilhou um pouco de sua história durante a conversa. Ele é agrônomo, com especialização em engenharia de meio ambiente, e já trabalhou na região por cerca de 15 anos.
Nos próximos meses ele acompanhará de perto os trabalhos, reuniões e discussões sobre o Pacto, com a colaboração direta da equipe da IDH, do Instituto PCI e da NATCAP. Após essa etapa de atualizações e informações ele deverá assumir a condução do Pacto, prevista para setembro. “É muito interessante e um prazer estar voltando para a região e ver como as coisas estão avançando, evoluindo por aqui”, disse.
A regularização ambiental e fundiária, que tem metas previstas no eixo da Inclusão também está avançando. O gerente de Implementação de Políticas Públicas da IDH, Alex Schmidt, disse que o trabalho de georreferenciamento do Assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena, deverá começar no próximo mês. “Já estamos na fase de contratação da empresa que prestará esse serviço”, confirmou.
Outra ação de inclusão em desenvolvimento é a ampliação do suporte ao produtor rural, especialmente o pequeno. Para isso, está em fase final de instalação no município de Cotriguaçu o HUB Vale do Juruena. O local funcionará como um centro avançado de atendimento ao produtor rural, que poderá tirar dúvidas e fazer o CAR, conhecer e integrar projetos em desenvolvimento na região, como o Programa de Produção Sustentável de Bezerros, e obter informações sobre diversos temas relacionados à atividade rural – tudo em um único local. A instalação do HUB Vale do Juruena conta com a parceria da IDH, NATCAP e prefeitura municipal de Cotriguaçu. “Em breve, vamos instalar o mesmo modelo no município de Juruena, para cobrir todo o território do Pacto”, afirmou Mathias Almeida, da NATCAP.